domingo, 6 de março de 2011

Atividades Diversas

Atividades interessantes para 8º. Série/9º. ano

1º.) O professor Raul propõe aos seus alunos organizar o conjunto de todos os polígonos (polígono é uma figura formada pela junção de segmentos de reta, extremidade a extremidade) que existem organizando-os em classes de equivalência segundo o critério do número de lados. Nesse caso:

a)      Quais seriam as classes de equivalência?    
b)      Qual seria o mostruário do conjunto dos polígonos?

(Questão Aberta)


2º.) Escreva a seqüência dos números primos menores do que 30. (Questão Aberta)    

3º.) Verifique a fração geratriz da dízima periódica: 2,7777....Relacione esta fração a sua forma mista correspondente.

a) 25/9 esta relacionada a 2 7/9 
b) 25/9 esta relacionada a 1 7/9 
c) 25/9 esta relacionada a 3 7/9
d) 25/9 esta relacionada a 5 7/9 

4º.) Há algumas informações na Astronomia que são muito importantes em diversos cálculos. Na área da física utilizamos muitas delas, como: raio da terra, seis milhões de metros e a distância entre a terra e a lua, quatrocentos milhões de metros. Qual deve ser a representação em notação destas informações?   

a) 6.106     e     4.108
b) 6.105    e    4.107
c) 6.107    e    4.109
d) 6.108    e    4.105

5º.) Ao estudarmos em geografia o assunto grandes populações do nosso planeta terra, iremos observar números que impressionam pela sua magnitude. Temos: as populações aproximadas da China (Ásia) e da Índia (Ásia), respectivamente 1,4.109  e  1.109 bilhão de  habitantes.

a)      1400000000 e 1000000000
b)        140000000 e 1000000000
c)         1400000000 e 100000000
d)        14000000000 e 100000000

6º.) Na ciência da computação, o byte é a unidade básica de armazenamento de memória do computador. Um byte é geralmente composto por oito bits. Quantas informações podem armazenadas em um byte?

a)      28 ou 256 informações  
b)      24  ou      16  informações
c)      8
d)     128   



7º.) Há uma seqüência de quadradinhos que pode ser construída de acordo com a tabela abaixo:

1º.
2º.
3º.
4º.
1 quadradinho preto
2 quadradinhos pretos
3 quadradinhos pretos
4 quadradinhos pretos
Nenhum branco
2 brancos
6 brancos
12 brancos

   
   
Analisando e dispondo esses dados em uma nova tabela teremos:


Posição ocupada pela Figura
Total de quadradinhos brancos
Total de quadradinhos pretos
Total de quadradinhos brancos e pretos
1º.
1
1
0
2º.
4
2
2
3º.
9
3
6
N
n2
n


        

Para definirmos o número total de quadradinhos brancos e pretos devemos generalizar em relação á regularidade observada como: 

a)      n2 – n 
b)      2.n – n
c)      3.n + n
d)     n.n.n – n 


8º.) O gráfico abaixo indica o total de votos, em milhões, obtidos por cinco candidatos a governador de um Estado brasileiro: 

 




                 
Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar que:   

a)      O candidato A obteve 210000000 de votos. 
b)      O candidato B obteve 970000 votos.  
c)      O candidato C obteve 194000000 de votos.  
d)     O candidato D obteve 205000 votos.  

9º.) Oscar esta pensando como se vestir para o trabalho. De quantas maneiras diferentes ele poderá fazê-lo?  



 

   

10º.)  Analise as seguintes afirmações a respeito do conjunto dos números racionais Q:

I.                   Todo número natural é racional.   
II.                Todo número inteiro é racional.   
III.             As dízimas periódicas não são números racionais.    

Pode-se afirmar que:

a)      Apenas a afirmação I esta correta. 
b)      Apenas a afirmação II esta correta.  
c)      Apenas a afirmação III esta correta. 
d)     As afirmações I e II estão corretas.

11º.) Considere as medidas dos triângulos abaixo:

Triângulo I: 5, 12 e 13.
Triângulo II: 6, 8 e 13.
Triângulo III: 8, 15 e 16. 

Pode-se afirmar que:    
 
a)      Os triângulos I, II e III são retângulos.
b)      O triângulo I é retângulo, o II é acutângulo e o III é obtusângulo. 
c)      O triângulo I é acutângulo, II é retângulo e o III é obtusângulo.  
d)     O triângulo I é retângulo, o II é obtusângulo e o III é acutângulo.

12º.) Ao trabalhar a história da matemática, dentro do assunto álgebra o professor Carlos contou um pouco da vida de Diofanto que viveu por volta do ano 250 d.C. e que produziu trabalhos extremamente originais para sua época. Após ter feito alguns comentários sobre as considerações da sua obra chamada de Arithmetica e ser também ele considerado por alguns o pai da Álgebra, propôs como atividade a resolução de um problema onde inicialmente os alunos deveriam equacioná-lo:

Um colar se rompeu quando brincavam dois namorados, uma fileira de pérolas escapou e a sexta parte ao solo caiu, a quinta parte na cama ficou, um terço pela jovem se salvou, a décima parte o namorado recolheu e com seis pérolas o colar ficou, diga-me, caro aluno leitor, quantas pérolas tinham o colar dos namorados? (Questão Aberta)



13º.) Observando o gráfico abaixo, verifique em que regiões do mundo diminui a porcentagem de pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia no período de 1987 a 1993?

a)      Sul da Ásia, América Latina e Caribe e África Subsaariana.
b)      Sul da Ásia, Leste Asiático e Pacífico, Oriente Médio e África do Norte.
c)      Europa, Sul da Ásia, Oriente Médio e África do Norte.
d)     Leste Asiático e Pacífico, Europa e Ásia Central e Sul da Ásia.

     


14º.) Analise as afirmações a seguir, a respeito do conjunto dos números inteiros (Z) e do conjunto dos racionais (Q):

I – Os números -4, -2, 0 e 7 pertencem ao conjunto Q. 
II – Os números -4, 3, -4 e 7 pertencem ao conjunto Z.
III – Os números 4, -2, 1, 0 e 7 pertencem ao conjunto Z.   

Pode-se afirmar que: 
a)      apenas I esta correta.
b)      Apenas II está correta.  
c)      I e II estão corretas.   
d)     Todas estão corretas.

15º.) Se Antônio ganhar o triplo das moedas que tem agora, ficará com 180 moedas. Com quantas moedas Antônio ficará?

a)      x + 3. x = 180
b)      3.x = 180 – x
c)      3.x = 180
d)     x = 180 : 3

16º.) Há uma história bastante conhecida e interessante, segundo a  qual Gauss, com cerca de 10 anos de idade, teria efetuado o cálculo da soma dos 100 primeiros números naturais a partir de 1. Ele percebeu em poucos segundos que a soma da primeira com a última parcela era igual à soma da segunda com a penúltima, que também era igual à soma da terceira com a antepenúltima, e assim por diante; cada um desses pares de parcelas tem soma igual a 101. Qual a conclusão que Gauss chegou em relação á soma das 100 parcelas? (Questão Aberta).      

17º.) Sabemos que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º. Quanto vale a soma dos ângulos internos de um pentágono convexo? Quanto vale a soma dos ângulos internos de um octógono convexo?

a)      360º e  540º
b)      540º e  900º
c)      540º e 1080º 
d)     540º e 720º

18º.) Sabemos que um triângulo não tem diagonais e que um quadrilátero tem duas diagonais. Quantas diagonais poderemos observar no interior de um pentágono? E de um hexágono? 

a)      5 e 9
b)      5 e 14
c)      9 e 14
d)     5 e 20

19º.) Um inspetor recebeu 120 pastas com contas para analisar. Na primeira semana, analisou 2/3 do número total. Na segunda semana, ¾ do número restante. Ainda falta analisar quantas pastas?  

a)      10 pastas à analisar
b)      20 pastas à analisar
c)      30 pastas à analisar
d)     40 pastas à analisar


20º.) Você sabia?

Um hambúrguer demora de 3 a 4 horas para ser digerido; uma salada verde, 2 horas; um prato de sopa, 1 hora; um sorvete de frutas, 5 minutos. Uma boa forma de saber se você está acima do seu peso é calcular seu IMC (Índice de Massa Corpórea). Calcule assim: divida seu peso pelo quadrado da sua altura. Ricardo deseja saber o seu IMC, ele pesa 99 kg e sua altura é de 1,60m, ele sabe que está obeso e necessita verificar se atingiu índices de obesidade leve, entre 25 e 30; obesidade moderada, entre 30 e 40 e obesidade grave, acima de 40. Vamos ajudar Ricardo a verificar seu índice e a sua classificação no IMC?

a)      aproximadamente IMC = 39, obesidade grave
b)      aproximadamente IMC = 39, obesidade moderada
c)      aproximadamente IMC = 38, obesidade leve
d)     aproximadamente IMC = 38, obesidade grave

21º.) Dois números têm soma igual a 1 e o produto igual a -2. Determine esses números. 

a)      -1 e 3
b)      -1 e 9
c)      -1 e 2
d)     -1 e -2        

22º.)  Quais dentre os seguintes prismas retos de base triangular, representados na malha quadriculada, são semelhantes? 

a)      1 e 3 são semelhantes.
b)      1 e 3 e  3 e 4 são semelhantes.
c)      1 e 3 e  4 e 5 são semelhantes.
d)     4 e 5 são semelhantes                     
      

     
23º.) Considere que o triângulo ABC, na figura original do exercício anterior, seja eqüilátero e que AB = 2 cm. Nesse caso, calcule a área de ABC. (Questão Aberta)d)  

24º.)  Qual tipo de quadrilátero é NECO?

e)      NECO é também um trapézio isósceles, assim como TUBA.
f)       NECO é também um quadrado, assim como TUBA.
g)      NECO é também um trapézio escaleno, assim como TUBA.
h)      NECO é também um retângulo, assim como TUBA.   
   


25º.) Observe a figura que representa a ampliação do polígono ABCDE, realizada com base nas linhas convergentes a um ponto F. Suponha que F esteja distante 6 cm de B e 9 cm de B’ e seja AB = 2 cm, quanto mede A’B’?

a)      3 cm
b)      4 cm
c)      3,5 cm
d)     4,5 cm 


 


26º.) Qual é a área do retângulo abaixo, se o número x for igual a 8?

a)      305
b)      306
c)      307
d)     304

 

27º.) A soma de certo número positivo com 3 é elevada ao quadrado, e o resultado final é 64. Descubra qual é esse número?

a)      7
b)      9
c)      5
d)     4,5

28º.) Determine uma fórmula para o cálculo do número de bolinhas de cada figura em função do número da figura (chame o número da figura de n).

a)      2 (n+2) + 2 (n+3) – 4
b)      2 (n+2) + 2 (n+1)
c)      (n+3) (n+2) – n (n+1)
d)     2.n + 4    
             

29º.)  As latas de refrigerante são confeccionadas com folhas de alumínio.O Brasil é um dos países que mais recicla esse tipo de material no mundo. Segundo a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de latas de Alta Reciclabilidade), o Brasil produziu cerca de 10 bilhões de latas de alumínio em 2005, e reciclou cerca de 96% desse total. Considerando a um cilindro reto, determine o volume em ml da lata de alumínio representada abaixo:       


30º.) Como devo escrever em linguagem algébrica as duas situações apresentadas nas balanças abaixo:

a)      x + y = 2500 e x = y + 500
b)      y = y + 2500 e y = y + 500
c)      x = x + x + 2500 e y = y + y + 500
d)     2.x + 2500 e 2.y = 500

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