domingo, 6 de março de 2011

Dobradura do Pentágono

Nome da Atividade: “Dobradura do Pentágono Regular e Construção de Mosaicos”
Séries: 7º. e  8º. séries
Conteúdos: Geometria Plana: tira de papel de 2 cm na forma de um Retângulo para realizarmos a dobradura do Pentágono Regular, medidas convencionais do S.I., Teoremas da Geometria Plana para justificar a impossibilidade de construção de Mosaicos.
Material Necessário: Papel reciclado.


  • Ao professor:


·         Entregar para cada Aluno uma tira de papel já cortada na medida de 2 cm de espessura;
·         Bem devagar inicie a dobradura pedindo que todos dêem um nó nesta fita de papel, marcando o vértice superior do Pentágono na junção das partes;
·         Pedir para que eles marquem o lado do Pentágono e carreguem o excesso de papel para trás;
·         Repetir o mesmo procedimento para o outro lado;
·         Marque com uma caneta os cinco vértices deste Pentágono. 


Organização da Classe: Atividade coletiva proposta para um grupo de no mínimo cinco alunos.


Objetivos Gerais:

  • Desenvolver habilidades de localização espacial;   
  • Estimular a coordenação viso motora e percepção de forma;  
  • Desenvolver o senso de observação, através da atenção e concentração;
  • Observar a possibilidade de construirmos Mosaicos com Pentágonos Regulares no Plano.


  • Ao professor:



  • Propor que cada aluno faça a sua dobradura; 
  • Entregar uma folha de Sulfite para cada grupo de cinco alunos;
  • Pedir que cada um dos alunos colem no papel sulfite o seu respectivo Pentágono de maneira que formem um Mosaico;
  • Nos cabe como professores fazer as devidas argumentações acerca da impossibilidade de construirmos Mosaicos com Pentágonos Regulares.  

 
Argumentações Teóricas:

  • Teorema dos Ângulos Internos de um Polígono qualquer;
  • Triangulação partindo de um vértice interno a este Polígono e estendendo a qualquer outro Polígono;
  • Contagem de triângulos e aplicação de uma definição matemática axiomática;
  • Cálculos matemáticos que comprovem as teorias envolvidas na construção de Mosaicos;
  • Deixar claro ao aluno que em torno de um vértice temos uma volta completa de 360º;
  • Observar junto com os alunos a diferença angular existente.  
PCOP de Matemática do Ciclo II – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br


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