sexta-feira, 4 de março de 2011

Números Inteiros

NÚMEROS INTEIROS


DESAFIOS  MATEMÁTICOS


1º.) TABELA DE DUPLA DE ENTRADA



A)    APRESENTAÇÃO DESTA ATIVIDADE:



+
-1
2
-3
4
-1




2




5






SOLUÇÃO:


+
-1
2
-3
4
-1
A
B
C
D
2
E
F
G
H
5
I
J
K
L


Ao professor:

  • Quais são os valores que devem ser atribuídos ás letras maiúsculas que estão no quadro acima?

A = -1-1= -2;
B =  2 -1=  1;
C = -3-1= -4;
D =  4-1=   3;
E assim sucessivamente.


B)    Continuidade do preenchimento deste quadro:



+
-1
2
-3
4
A
-1




B
2




C
-5




D





E

 Ao professor:

  • Propor aos alunos incluírem uma coluna e uma linha na tabela acima;
  • Para descobrir os valores da última coluna devemos adicionar os números inicialmente por linhas, por exemplo: -1+2+(-3)+4 = -4 + 6 = 2, portanto A = 2;
  • Para descobrir os valores por colunas devemos adicionar, uma a uma, por exemplo: -1+2+(-5) = 2-6 = -4; 
  • Para descobrir o valor de E devemos adicionar a última linha e a última coluna e iremos observar que o valor obtido é o mesmo, E = -12;
  • Como temos uma tabela Retangular 6 x 5 ou 5 x 6, o resultado não será o mesmo para diagonal principal;  


C)    Tabela 5 x 5:

+
-1
2
1
2
-5




3




0




-2



0


Ao professor:

  • Como temos uma Tabela Quadrada 5 x 5, o resultado das colunas, linhas e diagonal principal será o mesmo, 0.  


Lúcio Mauro Carnaúba – PCOP de Matemática do Ciclo II – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br

  



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