sexta-feira, 4 de março de 2011

Pavilhão Nacional

Resolução de Problemas 2


Título: “Construindo o Esboço da Nossa Bandeira com os Alunos” 
Séries: 5º., 6º., 7º. e 8º. 
Material Utilizado: Inicialmente a dinâmica proposta envolve apenas os alunos e a sua expressão corporal e ter em mãos transcrito as seções da Lei no. 5443, de 28 de maio de 1968, que dizem respeito ao pavilhão nacional – Capítulo II – Seção II – Da Bandeira Nacional.
Conteúdos trabalhados: Múltiplos de um número, conjuntos, medidas não padronizadas e formas geométricas planas.   

Ao Professor: Devemos nos ater nesta atividade ao Art.5º. – A feitura da Bandeira Nacional obedecerá às seguintes regras (Anexo no. 2):

Incisos I a V, do inciso VI a VIII (2º. Parte da Atividade a ser realizada no interior da sala de aula)

Local da realização da 1º. Parte desta Atividade: Na quadra da Unidade Escolar

Ao Professor: Levar os alunos a quadra e iniciar a atividade propondo aos participantes formar grupos, onde cada grupo deverá fazer a representação dos lados paralelos do retângulo, dois a dois, dos quatro pontos médios para demarcar os vértices do losango e do círculo.

·         Grupo I  -  Forma geométrica  -  Retângulo  -  Observar o que esta escrito no inciso I e II  -  Iremos a partir desta leitura dividir parte deste grupo para representar a largura e a outra parte para representar o comprimento. Por exemplo: a largura corresponde a 14 módulos, ou seja, 14 partes iguais, devemos então pedir que 14 alunos fiquem posicionados nas laterais da quadra espaçados um do outro e o comprimento corresponde a 20 módulos, ou seja, 20 partes iguais, podemos assim pedir que 20 alunos fiquem posicionados nas outras duas laterais da quadra. Nós professores devemos explicar aos alunos que esse espaçamento entre eles pode ser feito no papel com régua, quando utilizamos a medida mm (milímetro) ou cm (centímetro) em acordo com o S.I. (Sistema Internacional). Pode-se também construí-la em medidas maiores como m (metro) ou mesmo km (quilômetro).


·         Grupo II – 4 alunos – Representar os Pontos Médios dos lados paralelos do Retângulo e os 4 vértices do Losango -  Observar o inciso III – Devemos pensar numa estratégia para representar 1,7 módulos a partir do Ponto Médio, propor para o grupo uma possível solução. (Questão Aberta)


·         Grupo III – Forma Geométrica – Círculo – Observar o inciso IV – Iremos propor aos outros alunos marcar pontos de um círculo, ou seja, do seu contorno. Para determinarmos aproximadamente o centro do Losango podemos propor que 4 alunos caminhem a partir dos 4 vértices simultaneamente até se encontrarem, então eles devem novamente a partir deste ponto andar 3, 5 módulos.

Quais são as outras disciplinas que podemos envolver nesta Atividade:

·         Educação Física: para auxiliar na organização e posicionamento dos alunos.
·         História: Propor aos alunos pesquisarem esta lei supra citada, na Internet ou mesmo em Enciclopédias.
·         Geografia: Propor aos alunos pesquisarem o posicionamento das estrelas em nossa Bandeira e os seus respectivos Estados.
·         Arte e Matemática: Propor a construção da nossa Bandeira com régua e compasso segundo a Lei 5443.    

Objetivos Gerais: Ensinar aos nossos alunos valores, medidas não padronizadas e medidas padrões, geometria plana com construções Euclidianas, noções de conjunto e múltiplos de um número.

Observação: Nós professores devemos prestar atenção quando a distribuição do Grupo I, porque o número de alunos pode ser múltiplo de 20 e múltiplo de 14 respectivamente, M(20) = 1, 2, 4, 5, 10 e 20 e M(14) = 1, 2, 7 e 14. A quantidade de alunos que irá determinar esta distribuição.

Abaixo parte desta Lei supra citada:


Art. 5º. A feitura da Bandeira Nacional obedecerá às seguintes regras (Anexo no. 2):

I – Para cálculo das dimensões, tomar-se-á por base a largura desejada, dividindo-a esta em 14 (quatorze) partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo.
II – O comprimento será de vinte módulos (20 M).
III – A distância dos vértices do losango amarelo ao quadro externo será de um módulo e sete décimos (1,7 módulos).
IV – O círculo azul no meio do losango amarelo terá o raio de três módulos e meio (3,5 M).
             


2º. Parte desta Atividade


Construção da nossa Bandeira com régua e compasso obedecendo aos incisos anteriores e mais os incisos V, VI, VII e VIII.

Disciplinas que podem também atuar juntas nesta segunda proposta: Matemática, Artes, Geografia e História. 


V – O centro dos arcos da faixa branca estará dois módulos (2 M) à esquerda do ponto de encontro do prolongamento do diâmetro vertical do círculo com base do quadro externo.
VI – O raio do arco inferior da faixa branca será de oito módulos (8 M); o raio do arco superior da faixa branca será de oito módulos e meio (8,5 M).
VII – A largura da faixa branca será de meio módulo (0,5 M).   
             
Continuar a pesquisa até o inciso XI.


Observação: O professor deve observar as atualizações referentes a esta Lei na Internet e a distribuição de alunos na quadra pode ser redefina de acordo com o número de alunos em sala de aula.   

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