quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lustosa - SPEC

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DA PROFESSORA MEDIADORA: ANA BISPO
"PROFº. DR. LUIZ LUSTOSA DA SILVA"
DIRETORA: SRA. IVANI BUD





 SUPERVISORA RESPONSÁVEL
IVETE LEANDRO RODRIGUES
PCOP RESPONSÁVEL
LÚCIO MAURO CARNAÚBA












PROJETO: PAZ COMO SE FAZ?

No projeto escolar “Paz como se faz?” contamos com a participação dos pais e da comunidade. É muito importante a parceria família x escola na formação de nossos alunos.
Assim, muitas ações têm sido implantadas na escola como estratégia para aproximarem os pais das propostas educacionais, proporcionarem com que os alunos fiquem mais calmos e interagindo entre si, com os professores e funcionários, fazendo com que estejamos numa escola mais harmoniosa e feliz.
JUSTIFICATIVA
A implantação do programa de mediação na escola teve início com a apresentação da professora mediadora à equipe escolar.
As atividades da professora mediadora consistem em identificar os tipos de conflitos existentes na escola e de determinar quais serão objetos de mediação.
Outra importante atividade da professora mediadora é trabalhar com a gestão escolar somando esforços, com ações para garantir o respeito e a harmonia no âmbito da escola.
No período de observação do ambiente escolar, foi possível identificar excessiva agressividade entre os alunos que davam origem aos diversos conflitos (brigas), xingamentos, ameaças e agressões físicas. Estas situações também envolviam os pais dos alunos, quando convocados pela direção escolar.
Foi identificada a presença de bullying, mas não era, a origem das brigas entre os alunos.
A ausência dos pais no acompanhamento da vida escolar foi outro conflito identificado na escola.
No decorrer do período de observação foi sendo resolvidos alguns conflitos: seja envolvendo professor x aluno, aluno x aluno, aluno x pais, a professora mediadora adquiriu a confiança de boa parte da equipe escolar.
Das observações do ambiente escolar, foi criado o projeto “Paz como se faz?”, tendo o amplo apoio da coordenação e dos professores.
OBJETIVO GERAL
O Projeto é de superação da equipe escolar. Tem como objetivo multiplicar a cidadania, desenvolvendo atividades para resgatar a auto-estima, a confiança, o respeito, a solidariedade e atitudes nos alunos.
O projeto visa também trazer a comunidade para participar das ações escolares, para termos uma escola democrática, solidária que busca junto com o aprendizado, momentos agradáveis e lúdicos, bem como na formação de alunos que tenham valores educacionais, mais éticos e responsáveis, condutores de uma sociedade mais justa e menos violenta.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Os alunos devem aprender que a escola feliz não tem brigas e sim união para os sonhos serem alcançados. Que no cumprimento do currículo escolar podem-se organizar diversas atividades interdisciplinares facilitando o aprendizado através de jogos, brincadeiras e eventos para que haja interação, mais respeito, muita alegria e harmonia na escola, bem como que o conflito de idéias não precisa gerar brigas.
DESENVOLVIMENTO
Da organização de diversas atividades interdisciplinares;
v  Jogos
v  Cartazes
v  Decoração da escola, motivos de paz, origamis, mensagens, frases, fotos de pessoas que dedicaram suas vidas para construção de uma cultura de Paz (artistas, cantores, pessoas comuns), que doaram um pouco de si. (Princesa Daiane, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Zilda Arnês, Betinho, Nelson Mandela, Frei Damião, Padre Cícero
v  Trabalhos manuais – pesquisas
v  Leituras / jogral
v  Músicas
v  Jornal / mural
v  Fotos
v  Envolver a comunidade. Fazer um bazar com objetos gerais à venda e também ESPAÇO ARTES onde a comunidade junto com a escola pode criar, reciclar, desenhar, pintar, cozinhar, entre outras atividades.
v  Montar um livro (capa com os desenhos dos alunos)
v  Cinema na escola
v  Desenhos
v  Dia das mães (culinária pão e chá)
v  Confraternização entre os gestores, professores e os funcionários, como forma de incentivar a união de todos nos projetos da escola.
RECURSOS
·         CD
·         Máquina fotográfica
·         Filmadora
·         Fita da filmadora
·         Aparelho de som
·         Microfone
·         Tesoura de picotar / tesouras comuns
·         Bexiga
·         Papel crepom (cores variadas)
·         Papel camurça (cores variadas)
·         Fita crepe / fita dupla face / durex
·         Cola bastão
·         Cola líquida
·         Cola quente para máquina grande
·         Corda
·         Peteca
·         Canetão (preta, azul, vermelha, verde)
·         Tinta guache
·         Papel de seda (cores variadas)
·         Pinceis (vários tamanhos)
·          Miçangas (tamanhos e cores diversas)
·         Jogos (dama, dominó, quebra-cabeça, varetas, etc.)
·         Náilon
·         Sulfit
·         Varetas para pipas
·         Cartolina (cores variadas)
·         Papel pardo
·         Papel espelho (cores variadas)
·         Papel laminado (cores variadas)
·         Papel cartão (cores variadas)
·         Canetinhas Marca Piloto (12 cores)
·         Giz de cera
·         Lápis de cor (24 cores)
·         Gliter em pó (cores variadas)
·         Cola gliter (cores variadas)
·         Cola colorida (cores variadas)
·         Tinta relevo gliter (cores variadas)
·         Tinta relevo (cores variadas)
·         Fitas (cores e tamanhos diversos)
·         Agulhas e linhas
·         Materiais recicláveis, revistas, jornais, garrafas pet, tampas de garrafas, tecidos.
AVALIAÇÃO
As ações do projeto “Paz como se faz?”, esta em pleno funcionamento desde março/11 para ser finalizado em novembro/11, quando será avaliado pela equipe escolar se o projeto alcançou seus objetivos.
CONCLUSÃO
Alcançar o objetivo fazendo com que o aluno consiga o aprendizado e ter o prazer em freqüentar a escola onde todos se envolvam, e sejam felizes no ambiente que todos construíram. Uma escola bonita, com harmonia, respeito, moderna, limpa, para estudar, fazer amizades, crescer e trabalhar.
Estamos colaborando para que a cada dia seja construída uma parte desta escola, “NOSSA ESCOLA EM PAZ”!
ATIVIDADES
As atividades estão sendo registradas:
·         Blog da escola
·         Portifório

RECICLANDO NA ESCOLA
DESFILE DE ROUPAS E ACESSÓRIOS DE MATERIAIS RECICLADOS

No desenvolvimento do projeto Paz como se faz? Os alunos aprenderam várias formas de cuidar e conservar O Meio Ambiente, inclusive a Escola, deixando limpa e organizada para que fique bonita, e um ambiente feliz com harmonia, com possibilidades de uma boa interação.
Os alunos no ambiente bem cuidado, com alegria, paz e expectativas, têm um melhor desempenho escolar com as atividades interdisciplinares.
Na realização de mais este evento, o Desfile de Roupas e Acessórios de materiais reciclados confeccionados pelos alunos com a ajuda de seus pais, houve a união dos Projetos; Paz como se faz? Belgo e Agenda XXI, envolvendo boa parte da equipe escolar, com participação especial das professoras REGINETE, JÉSSICA, MÁRCIA DIAS, ADRIANA, MONICA, DIRCE, FERNANDO, RENATA, WILSON, ELISABETE. GEOVALDO, MARIA LÚCIA, os inspetores ANDRÉ, ANA, o pessoal da secretária ANA, RENATA a GESTÃO da escola e colaboração de toda a equipe escolar.
No evento compareceram o Sr. José Geraldo Fabiano (Técnico do programa Osasco Recicla – PMO), Sra. Marineide (Coopernatuz), Os pais dos alunos, e todos apreciaram a realização.
·         CD
·         Máquina fotográfica
·         Filmadora
·         Fita da filmadora
·         Aparelho de som
·         Microfone
·         Tesoura de picotar / tesouras comuns
·         Bexiga
·         Papel crepom (cores variadas)
·         Papel camurça (cores variadas)
·         Fita crepe / fita dupla face / durex
·         Cola bastão
·         Cola líquida
·         Cola quente para máquina grande
·         Corda
·         Peteca
·         Canetão (preta, azul, vermelha, verde)
·         Tinta guache
·         Papel de seda (cores variadas)
·         Pinceis (vários tamanhos)
·          Miçangas (tamanhos e cores diversas)
·         Jogos (dama, dominó, quebra-cabeça, varetas, etc.)
·         Náilon
·         Sulfit
·         Varetas para pipas
·         Cartolina (cores variadas)
·         Papel pardo
·         Papel espelho (cores variadas)
·         Papel laminado (cores variadas)
·         Papel cartão (cores variadas)
·         Canetinhas Marca Piloto (12 cores)
·         Giz de cera
·         Lápis de cor (24 cores)
·         Gliter em pó (cores variadas)
·         Cola gliter (cores variadas)
·         Cola colorida (cores variadas)
·         Tinta relevo gliter (cores variadas)
·         Tinta relevo (cores variadas)
·         Fitas (cores e tamanhos diversos)
·         Agulhas e linhas
·         Materiais recicláveis, revistas, jornais, garrafas pet, tampas de garrafas, tecidos.
AVALIAÇÃO
As ações do projeto “Paz como se faz?”, esta em pleno funcionamento desde março/11 para ser finalizado em novembro/11, quando será avaliado pela equipe escolar se o projeto alcançou seus objetivos.
CONCLUSÃO
Alcançar o objetivo fazendo com que o aluno consiga o aprendizado e ter o prazer em freqüentar a escola onde todos se envolvam, e sejam felizes no ambiente que todos construíram. Uma escola bonita, com harmonia, respeito, moderna, limpa, para estudar, fazer amizades, crescer e trabalhar.
Estamos colaborando para que a cada dia seja construída uma parte desta escola, “NOSSA ESCOLA EM PAZ”!
ATIVIDADES
As atividades estão sendo registradas:
·         Blog da escola
·         Portifólio


Nenhum comentário:

Postar um comentário