domingo, 22 de abril de 2012

Ditado de Números

Ditado de Números







“As crianças elaboram contextualizações a respeito da escrita dos números, baseando-se nas informações que extraem da numeração falada e seu conhecimento da escrita convencional dos “nós”(números redondos)”.
“Quando as crianças escrevem duzentos e cinqüenta e quatro como 20054, pensam que o valor total desse número se obtém somando 200 + 50 + 4?; quando escrevem 41000 para quatro mil, estão representando a ideia de que o valor total desse número se obtém multiplicando 4 x 1000? Compreendem as crianças as operações que parecem estar envolvidas em sua escrita”?
O que nós Professores podemos observar com relação a escrita do número 1030?
1000 + 30 = 1030 (escrita por decomposição).
Quais intervenções nós Professores podemos fazer?
Leia e pense a esse respeito:
"Do conflito à notação convencional
As crianças supõem que a numeração escrita se vinculaestritamente à numeração falada e
Elas sabem que em nosso sistema de numeração a quantidade de algarismo está relacionada à magnitude do número representado.
As escritas produzidas pelas crianças para os números que se posicionam entre dois "nós" determinados terão mais algarismos que os números que representam os mesmos "nós": elas representam convencionalmente, por exemplo, 2000 e 3000, porém dois mil setecentos e oitenta e dois será representado como 200070082 (ou eventualmente 2000782).
A criança poderia aceitar que dois mil setecentos e oitenta e dois se escreva com mais algarismos que dois mil, já que o primeiro é maior que o segundo. Porém, se ela pensa simultaneamente que um número é maior quanto mais algarismos tenha, como é que pode aceitar que dois mil setecentos e oitenta e dois se escreva com mais algarismos que três mil"?
Fonte: Didática da Matemática
Reflexões Psicopedagógicas

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