quinta-feira, 19 de abril de 2012

Geometria Plana





Alguns Registros de Respostas elaboradas pelos nossos alunos:

1)      “3 + 3 = 6 hexágonos”;
2)      “São três hexágonos dentro do retângulo, porque os pedaços quando montados podem formar mais três hexágonos. Por isso minha resposta foi 6”;
3)      “Porque eu tenho três hexágonos inteiros e eu juntei e deu 6”, (na realidade este aluno respondeu que tinha três retângulos inteiros no lugar de hexágonos, porém foi muito interessante ele numerar os três hexágonos com os números 1, 2 e 3 em seu interior e as outras partes com os números: 4 e 4, 5 e 5, 6 e 6, respectivamente para partes semelhantes e congruentes);    
4)      “Eu juntei os quatro do lado direito (ele quis dizer as quatro partes dos cantos) e deu uma, juntei aquelas que fiz a marca com X (ele marcou as partes semelhantes e congruentes com X) e os outros estavam inteiros, isso foi o que eu fiz e entendi”;
5)       “Eu juntei as partes separadas”;
6)      Observações do Professor: um dos alunos desenhou as partes e fez a composição para cada um dos três hexágonos e somou com os três inteiros; outro aluno dividiu em duas partes: inteiras e juntadas, 3 + 3 = 6; outro aluno reproduziu o retângulo e utilizou a ideia de um mosaico, fazendo um arco para representar as partes que formaram um hexágono inteiro;
7)      “Fiz com o raciocínio”;
8)      Este aluno utilizou frações, observem que interessante: “1/4 + ¼ + 1/4 + ¼ = 1 inteiro, ½ + ½ = 1 inteiro, ½ + ½ = 1 inteiro, são 3 (três) inteiros mais os 3 (três) hexágonos inteiros, portanto são 6 hexágonos”;
9)      “Eu juntei as 4 (quatro) partes menores que deu um hexágono, depois eu peguei as 4 (quatro) partes cortadas ao meio e deu 2 (dois) hexágonos e peguei os 3 (três) inteiros”;  

Nenhum comentário:

Postar um comentário