segunda-feira, 16 de abril de 2012

Seminário - SARAIVA

·         É uma construção social, cultural e histórica;
·         Saber lidar com as diferenças e
·         Elaboração processual.
COMO LIDAMOS COM A DIVERSIDADE DENTRO DA ESCOLA?
·         No interior da escola há toda uma múltipla diversidade;
·         Há algumas décadas uma das questões era saber lidar com o namoro entre os adolescentes: “PROIBIDO BEIJAR”. Hoje a questão é o namoro entre meninas e/ou entre meninos;
o   O que fazer?
o   O que estamos entendendo por diversidade?
o   Que práticas sociais sustentam a escola – que concepções?
o   As práticas que utilizamos para avaliar, contemplam as diversidades cognitivas?
DIREÇÕES:
·         O grande desafio é passar de uma atitude de tolerância para uma atitude de aceitação;
·         O trabalho com tolerância tem a ver com o olhar que se tem sobre o outro:
·         Como eu vejo você?              Significando: “Eu vejo você”
·         Tornar visível o invisível;
·         A diversidade tem que ser visível na escola;
·         Atitudes simples: Ex.:
o   Professor: Cada dia escolher 3 (três) alunos para ser destaque.  Anotar a lápis na lista de chamada uma marca e aproximar-se desses alunos naquela aula. Fazer perguntas simples, como: Qual é o seu time de futebol?  Qual é o seu esporte favorito? - pequenas entrevistas.
·         Precisa-se ir  além de boa vontade – PLANEJAMENTO;
·         É um processo de construção – temos que repensar;
·         Necessidade de transformar o currículo;
·         Não podemos continuar fazendo nossa prática como é feita hoje.
o   Como podemos mudar?
O Palestrante faz a seguinte proposta:
o   Descobrir “você” (o outro) dentro de mim;
o   Abrir o currículo para outros saberes (não oficiais);
o   Ampliar o campo de contato e experiências culturais;
o   Situações de aprendizagem que explorem diferentes  perspectivas e   práticas culturais;
o   Valorizar e reconhecer as diferentes vozes, experiências e contribuições de diferentes grupos raciais.
o    Como estão essas vozes na escola? Dar voz a essas vozes;
o   Criar debates na escola sobre racismo, sexissismo e outras formas de discriminação e injustiça social. Desenvolver projetos e ações que promovam a diversidade não só no interior da escola, mas que envolva o contexto social e
o   Diversidade tem a ver com o lúdico também.
o   Finalização: A palestra foi encerrada com a apresentação da dupla de atores/cantores/animadores que através de cantigas e brincadeiras mobilizaram todos os participantes promovendo uma verdadeira integração entre a  heterogeneidade que é característica de um grupo de  aproximadamente 500 pessoas.

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