domingo, 29 de abril de 2012

Você Sabia?

Estou utilizando está Atividade de Matemática nas Oficinas, ela é um Desafio aos alunos.  

Este anexo apresentado aqui é apenas para conhecimento do Professor.

Todas as informações são passadas verbalmente aos alunos.

Eles devem escolher 6 (seis) diferentes números na Tabela, após escolher um a um, eles devem ir cancelando: linha (horizontal) e coluna (vertical). Esse cancelamento implica em não utilizar esses números e assim adicionar apenas aqueles escolhidos para que possam adicionar (somar).

É interessante que alguns alunos escolhem a estratégia de utilizar os seis números das diagonais, principal ou secundária.

A intencionalidade de utilizar o Ábaco Japonês (SOROBAN) nesta Oficina de Matemática, não é mostrar para os alunos a posição do número.

Pois sabemos que os alunos tem suas concepções, eles já tem ideia.

Como o resultado desta adição é 111, podemos propor a representação deste número neste instrumento de cálculo mecânico.

   
















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