quarta-feira, 29 de abril de 2015

Curso Profissionalizante

Curso gratuito do Instituto ‪#‎ProA‬ está com inscrições abertas para os alunos do ‪#‎EnsinoMédio‬. Se interessou? Saiba como se inscrever aqui:

Aprendendo sempre!


"Tangram Triangular"

Resultado de imagem para Tangram Triangular






 
"Usando as duas menores peças possíveis, monte as formas de um paralelogramo e de um trapézio."
 
"Você conseguiria montar um triângulo, que não seja equilátero, usando uma quantidade qualquer das peças?"
 
"Usando apenas quatro peças, forme um paralelogramo de lado maior igual a 6 (seis) vezes a medida do lado da Peça 1."  
 
"Utilizando oito peças, construa um trapézio e um triângulo diferente daquele que originou o jogo."
 
"Com oito peças, construa um paralelogramo cuja altura tenha por medida a metade da do triângulo original do jogo."
 
"Se você soubesse a área do triângulo que originou o jogo, saberia dizer qual é a área do trapézio formado por 8 (oito) peças?"
 
"Sobre uma folha de papel em branco e com as peças com forma de triângulo (pequeno), hexágono, paralelogramo e trapézio (pequeno), tente formar um outro paralelogramo. Com uma caneta, contorne cada peça da figura."
 
"Com mais duas peças, transforme o paralelogramo em um trapézio. Usando uma caneta de cor diferente da anterior contorne as peças adicionadas."
 
"Usando relações de simetria, explique o aumento da área da figura do paralelogramo transformado na de trapézio". 
 
"Qual é a relação entre a área do primeiro paralelogramo com a do trapézio final?"
 
Fonte: CAEM/USP e Internet      

TANGRAM


Tangram de LLOYD

http://www.uff.br/cdme/tangrans_geometricos/

http://www.uff.br/cdme/tangrans_geometricos/aluno06.html

http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/geometr/tangram.html




 
Atividades:
 
"Existe alguma peça formada pela união de polígonos? Quais são as peças que as formam?"
 
"Construa um paralelogramo com três peças do jogo. Construa um triângulo retângulo" 
 
"De quantas maneiras diferentes você consegue construir um trapézio utilizando duas peças?"
 
"Com três peças dá para construir um trapézio? E com quatro peças?"
 
"É possível construir um retângulo utilizando três peças."

"Utilizando todas as peças do quebra-cabeça, construa as formas: paralelogramo; triângulo; trapézio e quadrado." 



                   


Fonte: CAEM/USP e Internet

Alunos da rede destacam a importância do Pisa

Para Reflexão!

"Dia Nacional da Matemática 2015"


Sairá comunicados da SEE/SP pelo Portal da Educação, Intranet e Imprensa.
 
Peço por gentileza que as Unidades Escolares (52) interessadas em divulgar seus trabalhos e ou ações pedagógicas neste dia (06) ou mesmo nesta semana (04 a 08 de maio), nos enviem por e-mail, sendo este: luciocarnauba@ibest.com.br.  
 
 
Deve constar no e-mail as seguintes informações: nome da escola; nome do professor; endereço da escola e telefones da escola.
 
 
A imprensa entrará em contato com algumas escolas para acompanhar algumas destas ações.
 
 
Muito obrigado pela atenção.
 
Diretoria de Ensino Região Osasco

Aritmética

 
 
"Nas cartelas acima procure aquelas em que a sua idade aparece e anote o valor escrito na primeira célula de cada uma delas."
 
 
"O que aconteceu com a soma dos valores que você anotou?"
 
"A soma dos valores será igual à minha idade!"
 
"Faça o mesmo procedimento com outros 3 valores quaisquer entre 1 e 63. Escreva os resultados obtidos."
 
"Várias respostas possíveis, por exemplo: 56 = 8 + 16 + 32; 39 = 1 + 2 + 4 + 32 e 15 = 1 + 2 + 4 + 8."
 
Fonte das comandas: REDEFOR - Especialização Matemática

terça-feira, 28 de abril de 2015

Informações importantes!

Conjunções e vírgulas.
Continuando com nossa série de dicas e explicações sobre o uso correto da vírgula.
Contribuições do Grupo do FACEBOOK: Professores DE OSASCO - Informações 

Informações importantes para todos nós!

É bom revisar!
REGRA FÁCIL DE LEMBRAR !!!!!!!!!!!!!!
Contribuições do Grupo no FACEBOOK: Professores DE OSASCO - Informações 

Regras da ABNT para TCC 2015

http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas/

Contribuições do Grupo: Professores DE OSASCO - Informações

https://www.facebook.com/groups/652790248114886/permalink/879996302060945/ 


Dia da Educação é todo dia!

Dia da Educação é todo dia! O que você acredita ser necessário para melhorá-la em nosso país? Conte para nós.
Nosso maior desejo é que a Educação passe a ser um valor importante em todas as famílias brasileiras. É assim na sua casa? ‪#‎DiadaEducação‬
Entenda mais sobre o poder transformador da Educação aqui: http://abr.ai/1EoUfhW

Novidades da Educação!



    Com essas novas informações no Histórico Escolar, os jovens poderão ter mais chances no mercado de trabalho e também novas oportunidades acadêmicas. Saiba mais:

    Objetivo é contribuir para a formação acadêmica e inserção dos estudantes no mercado de trabalho

    Dia da Educação!

    Dia da Educação!

    Dia da Educação!

    Dia da Educação!

    Educação no Mundo!

    ‪#‎EducaçãoNoMundo‬: fotógrafo inglês registrou o cotidiano de alunos em 19 países por oito anos. O projeto resultou no livro Classroom Portraits (Retratos de salas de aula), que mostra o contraste entre diferentes culturas e sistemas de ensino. Confira na reportagem da revista Educação: http://goo.gl/3WJShF

    Revista Educação é uma publicação mensal da Editora Segmento destinada a mantenedores, educadores e interessados em educação.

    Dia da Educação!



      Hoje (28) é o Dia da Educação! Todos somos educadores, independentemente da profissão e da idade, e podemos fazer nossa parte, seja em casa, na escola ou em nossa comunidade. Atitudes como valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento fazem toda a diferença na Educação das crianças e dos jovens. Conheça as 5 Atitudes Pela Educação: www.5atitudes.org.br ‪#‎5Atitudes‬


      Dia da Educação!


      “A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
       (Nelson Mandela)

      Multiplicação no SOROBAN - Revista Digital



      Régua Mágica de Números Inteiros



      Contribuições da Professora de Matemática Elza 

      Dia do Trabalho - Primeiro de Maio

      O "Dia do Trabalho" e a "Matemática"


      A história das 8 horas de trabalho

      Fonte: EJA – Educação de Jovens e Adultos “Mundo do Trabalho”

      Caderno do Estudante / Matemática / 7º ano / Unidade 1 / Pág. 116


      A história das 8 horas de trabalho
      image 

      No final do século XIX, e mesmo durante boa parte do século XX, a maioria dos trabalhadores – principalmente aqueles que se ocupavam de ofícios “pesados”, como os mineiros e os operários – chegava a trabalhar 14 horas ou mais por dia, em condições bastante precárias. Muitos só paravam para dormir, alimentar-se e repor as energias do corpo cansado.

      Para transformar essa situação, eles se organizaram em associações de apoio mútuo e sindicatos, para reivindicar melhores condições. Uma das discussões tratava de como o dia de trabalho deveria ser dividido.

      No dia 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago, nos EUA, uma grande manifes­tação exigiu que a jornada de trabalho fosse de 8 horas por dia, para que as pessoas pudessem fazer outras coisas além de só trabalhar e dormir. Por reivindicarem 8 horas por dia, alguns operários foram presos e condenados à morte. A luta não foi em vão.

      O número de 8 horas reivindicado não é um número qualquer; seu cálculo foi deter­minado com base na fração de um dia de 24 horas.

      Como o dia tem 24 horas, dividiram o dia em três partes iguais 1/3, reservando duas partes para que os trabalhadores pudessem dormir e desenvolver outras atividades para ter uma vida saudável.