sexta-feira, 31 de julho de 2015

Contribuições do Grupo de Matemática - Professora Roseli

Encontrei o site "Simbora Estudar" que contém um material bem legal para quem irá fazer a Prova do Mérito:  texto na íntegra, resumo e simulado.

A - PARTE COMUM A TODOS PROFISSIONAIS:

I - LIVROS E ARTIGOS
II - PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
III - LEGISLAÇÃO


SIMULADO LDB:


SIMULADO ECA:


Governo do Estado de São Paulo - Nunca é tarde para aprender!




    Cursos contam com disciplinas regulares de graduação e atividades complementares gratuitas em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e capital.

    Não há processo seletivo. Participe:



    OBMEP




      Vencedores são do interior e ganharam curso de iniciação científica. Coordenador regional diz que todos os anos RO ganha medalhas.

      Para reflexão!


      Todos pela Educação - Experiências Inovadoras



        • Como a inovação pode transformar os sistemas e modelos tradicionais de Educação na prática? Baseado nesse questionamento, o portal InnoveEdu, organizada pelo Porvir e parceiros, traz relatos e estudos de experiências nacionais e internacionais de inovação em Educação. Confira:http://innoveedu.org/

        Revista Educação


        Não é necessário ter conhecimentos de dança para participar das aulas
        Professores e artistas podem se inscrever no curso Linguagem da Dança, que visa ensinar a desenvolver atividades de dança e arte dentro de escolas

        Replanejamento - Revista Nova Escola


        O ritmo de aprendizagem dos alunos, interesses próprios da turma e alguns imprevistos podem obrigar você a adotar novos rumos no segundo semestre. Veja mais em:

        Reportagem sobre a revisão do planejamento ao longo do ano escolar.

        quinta-feira, 30 de julho de 2015

        Mario Quintana - 1906-1994

        Mario Quintana (1906-1994) faria aniversário hoje (30/7)! O "poeta das coisas simples" também foi tradutor e jornalista e é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século 20. Traduziu mais de 130 obras e é autor de “Esconderijos do Tempo”, “A cor do invisível” e “Apontamentos de História Sobrenatural”.

        Confira:

        - Para apreciar os versos de Quintana (http://abr.ai/1MuE3Tx)

        - Poemas: escutar, ler, compreender, interpretar e declamar (http://bit.ly/1qwalE5)

        Foto de Nova Escola.

        Inovações Interessantes!


        Os computadores já não se limitam a resolver problemas matemáticos complexos e a nos mostrar vídeos de gatos. Eles cada vez mais julgam o...

        quarta-feira, 29 de julho de 2015

        Curso de Atualização - CAEM/USP

        CURSO DE ATUALIZAÇÃO Jogos: uma metodologia eficaz para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais


        Período de inscrições: de 03/08/2015 até 04/09/2015

        No segundo semestre de 2015 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização "Jogos: uma metodologia eficaz para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais".
        Ementa: Diante das dificuldades enfrentadas no ensino da matemática, os professores buscam, gradativamente, priorizar não a reprodução, mas sim a construção dos conhecimentos, sendo que, para tanto, devem ser trabalhadas atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos, permitindo uma interação entre professor, aluno e saber matemático e possibilitando a busca de significações dos conceitos a serem construídos. Dentre tais atividades, destacam-se os jogos matemáticos, que têm valores educacionais intrínsecos, assim, acredita-se que a utilização deste recurso em sala de aula é uma excelente alternativa para desenvolver a capacidade dos alunos de atuarem como sujeitos na construção de seus conhecimentos.

        Ministrante: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
        Taxa: Atividade gratuita
        Público Alvo: Professores de matemática de Ensino Fundamental I e professores de Matemática em geral da rede pública de ensino.
        Carga horária: 30h.
        Número de vagas: 40
        Número mínimo para realização do curso: 10
        Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.
        Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
        Datas previstas para os encontros: 15/09; 22/09; 06/10; 20/10; 27/10; 10/11; 17/11 e 24/11, terças-feiras, das 14h às 17h45.

        Observações importantes
        • O curso de atualização Jogos: uma metodologia eficaz para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores que estejam atuando na escola pública.
        • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior..
          O participante aprovado (média maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, com homologação da EFAP.

        Procedimento para inscrição no curso de atualização.
        O processo de inscrições para o curso de atualização tem duas etapas:
        1- Leia muito atentamente as instruções abaixo e, após isso, acesse o formulário de inscrições (em breve). 
        Anexe ao formulário as cópias dos seguintes documentos:
        • RG (frente e verso);
        • Diploma (frente e verso);
        • Holerite mais recente.
        2- Após enviados, seus dados serão analisados e você receberá outro e-mail confirmando sua inscrição.
        Fique atento: você só estará inscrito, de fato, no curso, quando receber o e-mail de confirmação de inscrição.
        Lembramos que:
        - o envio dos dados não é garantia de matrícula. Seus dados serão analisados e então mandaremos um e-mail de confirmação da matrícula;
        - enquanto não forem enviados todos os dados e documentos solicitados, o pedido de inscrição não será reconhecido, ou seja, será inválido;
        - será dado preferência a professores atuantes em escola pública e formados em Matemática e/ou Pedagogia.
        Caso esteja inscrito no curso e não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.
        Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.



        Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
        05508-090 - São Paulo - SP
        Brasil
        E-mail: caem(arroba)ime.usp.br
        Telefone e Fax: (11) 3091-6160

        Fonte: https://www.ime.usp.br/caem/atualizacao1.php

        Oficinas CAEM/USP

        Datas e Horários
        Descrição
        Oficina 1

        22 e 29/08
        (Sábados)

        09h - 12h
        Exploração em Geometria Espacial com o Geogebra 3D
        Prof. Marcos Alves dos Santos(CAEM - IME - USP)
        Resumo: No estudo da Geometria de posição é recorrente alunos apresentarem dificuldades na resolução de problemas que relacionam as propriedades do objeto geométrico com sua representação no papel. Como alternativa, linhas metodológicas diversas sugerem o trabalho com materiais concretos, ou ainda com recursos digitais. Nesta oficina, pretendemos discutir algumas possibilidades do uso do Geogebra 3D. Proporemos atividades investigativas que auxiliem na visualização de propriedades e na exploração de resultados da Geometria Espacial, discutindo estratégias para a sala de aula.
        Duração: 6 horas
        Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
        Número de vagas: 40
        Taxa: R$40,00
        Professores da rede pública de ensino: R$20,00
        Para esta oficina é necessário trazer notebook próprio com Geogebra 5.0 (ou superior) instalado
        Oficina 2

        11 e 18/09
        (6as feiras)

        14h - 17h
        Vamos Jogar?
        Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação - FEUSP)
        Resumo: Um jogo pode ser uma excelente estratégia a ser utilizada em sala de aula, por inúmeros motivos. Podem ser jogos referentes a temas específicos da Matemática, ou mesmo simples instrumentos para o auxílio no desenvolvimento de habilidades básicas, muitas delas relacionadas ao raciocínio lógico. Nesta oficina serão apresentados jogos que podem ser adaptados para alunos das mais diversas faixas etárias (1o ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio), bem como um jogo específico para o 2o ciclo do Ensino Fundamental (números positivos e negativos) e outro para o Ensino Médio (logaritmos).
        Duração: 6 horas
        Público alvo: professores de matemática em geral.
        Número de vagas: 40
        Taxa: R$40,00
        Professores da rede pública de ensino: R$20,00
        Oficina 3

        12/09
        (Sábado)

        09h - 12h
        Discutindo o aleatório através de atividades em sala de aula
        Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
        Resumo:O conceito de aleatório está presente no cotidiano e é muito importante para os estudos em Probabilidade e Estatística. Discutiremos algumas atividades para serem feitas em sala de aula que auxiliam a compreensão desse importante conceito.
        Duração: 3 horas
        Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
        Número de vagas: 50
        Taxa: atividade gratuita
        Oficina 4

        19 e 26/09
        (Sábados)

        09h - 12h
        Estudo das funções trigonométricas por meio do Geogebra
        Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
        Profa. Maria Tomie Shirahige Sato (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
        Resumo:Nesta oficina pretendemos apresentar as funcionalidades do software Geogebra necessárias ao estudo das funções trigonométricas; retomar e conceituar as ideias de ciclo trigonométrico, radiano, seno, cosseno e tangente por meio de ferramentas do Geogebra; estudar as características das funções trigonométricas e como interpretar graficamente as alterações no período, na imagem e nos deslocamentos vertical e horizontal.
        Duração: 6 horas
        Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
        Número de vagas: 40
        Taxa: R$40,00
        Professores da rede pública de ensino: R$20,00
        Para esta oficina é necessário trazer notebook próprio com Geogebra instalado
        Oficina 5

        22/09
        (3a feira)

        14h - 17h
        Exploração da função polinomial do 2o grau com o auxílio do software Geogebra
        Profa. Vera Helena Giusti de Souza (Universidade Anhanguera de São Paulo)
        Prof.William Vieira (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
        Prof. Roberto Seidi Imafuku (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
        Resumo:Segundo o pesquisador e matemático sul-africano Michael De Villiers (2002), "... as demonstrações são uma parte indispensável do conhecimento matemático ... e seu valor está muito além da mera verificação de resultados" e ferramentas como o Geogebra permitem que, por meio da dinamicidade e da visualização, se façam conjecturas sobre propriedades que precisam posteriormente ser demonstradas. Para esta oficina, propõe-se a exploração, com o auxílio do software Geogebra, das formas canônica e desenvolvida da função do 2o grau, com destaque para o papel que os parâmetros, presentes nas equações algébricas dessas formas, desempenham nos gráficos da função. Com o auxílio das ferramentas do software, é possível visualizar, explorar e elaborar conjecturas, a partir da variação dos parâmetros da forma desenvolvida da função do 2o grau. Posteriormente, num ambiente papel e lápis, essas conjecturas podem ser demonstradas algebricamente.
        Duração: 3 horas
        Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
        Número de vagas: 40
        Taxa: R$20,00
        Professores da rede pública de ensino: R$10,00
        Oficina 6

        25/09 e 02/10
        (6as feiras)

        14h - 17h
        Teoria elementar dos números na Educação Básica: perspectivas e possibilidades
        Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
        Resumo:A Teoria Elementar dos Números (TEN) lida com conceitos elementares da aritmética dos números inteiros: números primos, divisibilidade, múltiplos e divisores. Essa teoria é um campo propício para a investigação matemática, uma vez que permite a exploração de padrões e relações numéricas, com grande potencial para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de conjecturar, generalizar, testar conjecturas. O objetivo principal é propor atividades investigativas e problemas que realcem as propriedades dos números e suas operações.
        Duração: 6 horas
        Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
        Número de vagas: 40
        Taxa: R$40,00
        Professores da rede pública de ensino: R$20,00
        Oficina 7

        03/10
        (Sábado)

        09h - 12h
        Construções geométricas usando régua e compasso em sala de aula 3D
        Prof. Anatoli Iambartsev (IME - USP)
        Resumo: Pretendemos definir o que exatamente é uma construção com régua e compasso, começando com exemplos simples. Consideraremos vários problemas de construções geométricas usando régua e compasso e somente o compasso. Também pretendemos caracterizar os problemas que podem ser resolvidos usando somente construção com régua e compasso. Mostraremos que o problema da duplicação do cubo (um dos "três problemas clássicos" da Antiguidade) não pode ser resolvido via tal tipo de construção.
        Duração: 3 horas
        Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Médio.
        Número de vagas: 40
        Taxa: R$20,00
        Professores da rede pública de ensino: R$10,00
        Oficina 8

        24/10
        (Sábado)

        09h - 12h
        Podemos ensinar Estatística com objetos digitais?
        Profa. Viviana Giampaoli (IME - USP)
        Prof. Caio Cesar Santos Diniz
        Resumo:Nesta oficina serão apresentados objetos digitais de aprendizagem de uso livre que podem ser utilizados na sala de aula para abordar diversos conteúdos de Estatística. Serão propostas atividades de uso para refletir sobre as vantagens e/ou limitações do uso de tais recursos.
        Duração: 3 horas
        Público alvo: Professores do Ensino Médio.
        Número de vagas: 40
        Taxa: R$20,00
        Professores da rede pública de ensino: R$10,00
        Oficina 9

        07 e 14/11
        (Sábados)

        9h - 12h
        Composição e decomposição de figuras na resolução de problemas geométricos
        Profa. Ana Paula Jahn (IME - USP)
        Resumo:Esta oficina tem por objetivo discutir a importância do trabalho com decomposição e composição de figuras na resolução de problemas geométricos, em particular aqueles envolvendo as noções de perímetro e área. Por meio de atividades e recursos diversificados, pretende-se abordar conceitos e propriedades geométricas de figuras, num trabalho experimental que não se restrinja à aplicação de fórmulas.
        Duração: 6 horas
        Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II.
        Número de vagas: 40
        Taxa: R$40,00
        Professores da rede pública de ensino: R$20,00
        Oficina 10

        09 e 16/11
        (2as feiras)

        14h - 17h
        Modelagem gráfica de funções por meio de situações problemas para a sala de aula
        Carolina Elisabeth Samogy Costa (Aluna do curso de Licenciatura do IME-USP)
        Orientação: Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
        Resumo:Nesta oficina pretendemos modelar, a partir de situações-problema propostas para a sala de aula, os principais gráficos das funções estudadas no Ensino Médio - funções polinomiais de 1o e 2o graus, exponenciais, logarítmicas, modulares, trigonométricas, hiperbólicas e polinomiais - assim como explorar as principais transformações que podem ocorrer nesses gráficos: translações, expansões e simetrias.
        Duração: 6 horas
        Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
        Número de vagas: 40
        Taxa: atividade gratuita


        Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
        05508-090 - São Paulo - SP
        Brasil

        Fonte: https://www.ime.usp.br/caem/oficinas.php
        E-mail: caem(arroba)ime.usp.br
        Telefone e Fax: (11) 3091-6160