quarta-feira, 2 de março de 2016

Atividade que será aplicada na OT AF

Situações associadas à ideia de composição de dois estados para obter um terceiro

OBS: É identificado pelos Professores como ação de “juntar”.

A.    Em classe há 15 meninos e 13 meninas. Quantas crianças há nessa classe?

1º. Estado
2º. Estado
3º. Estado




Atividades:

1.      Com base nessa situação formulem outras duas, mudando a pergunta. As duas situações são comumente identificadas como ações de “separar”.
__B._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________C.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Situações ligadas à ideia de transformação, ou seja, à alteração de um estado inicial, que pode ser positiva ou negativa.

D.    Paulo tinha 20 figurinhas. Ele ganhou 15 em um jogo. Quantas figurinhas ele tem agora?  

Estado inicial
Transformação
Estado final
20
+15
??

E.     Pedro tinha 37 bolinhas. Ele perdeu 12 em um jogo. Quantas figurinhas ele tem agora?
Identifique o tipo de transformação.

As situações D e E podem gerar outras situações, modificando a pergunta inicial. Vamos tentar!

F.___________________________________________________________________________________________________________________________________________G.__________________________________________________________________________________________________________________________________________H.__________________________________________________________________________________________________________________________I.____________________________________________________________________ .  

Fonte: Educação Matemática conversa com os professores dos anos iniciais. Pires, Célia Maria Carolino.   

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6RlBBMlVublhlNjg/view?usp=sharing

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