domingo, 31 de julho de 2016

Eixo Articulador - TGD: Transtornos Globais do Desenvolvimento

TGD - Texto para leitura e reflexão

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/tgd_texto.pdf e
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=693

TGD

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7120-fasciculo-9-pdf&Itemid=30192

O que são os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)?

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.

Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.

Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.

Como lidar com o TGD na escola?

Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.

Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.
Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e conte com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também cabe ao professor identificar as potências dos alunos. Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.


Quiz Olimpíadas - Curiosidades

Qual o nome que ficou conhecido o Estádio Nacional de Pequim (Olimpíadas da China) realizada em 2008?

(A) Ninho de Pombas. 
(B) Ninho de Pássaro.
(C) Ninho de Andorinhas. 
(D) Ninho de Tartaruga. 

De todos os países que irão disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, qual deles é o mais populoso do mundo? 

(A) E.U.A.. 
(B) Grécia. 
(C) Chile. 
(D) China. 

Qual o nome do mascote da Rússia nas Olimpíadas de 1980?

(A) Wenlock. 
(B)  Phevos e Athena. 
(C) Izzy. 
(D) Ursinho Misha.

Nos jogos olímpicos de 2000 realizado na cidade de Sidney. Qual a posição ocupada pelo país-sede no quadro de medalhas? 

(A) Primeiro lugar. 
(B) Segundo lugar. 
(C) Terceiro lugar. 
(D) Quarto lugar.  

Em qual cidade da Espanha foi realizada as Olimpíadas de 1992?

(A) Madri. 
(B) Barcelona. 
(C) Sevilha. 
(D) Valença.

Quiz Olimpíadas - Levantamento de Peso


Qual a diferença entre o peso galo para homens e o peso galo para mulheres?

(A) 2 kg. 
(B) 3 kg. 
(C) 1 kg. 
(D) 4 kg.

Qual categoria de peso é somente parte do levantamento de peso para mulheres? 

(A) peso mosca.
(B) peso leve. 
(C) peso galo. 
(D) peso super-pesado.  





Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/levantamento-de-peso

sábado, 30 de julho de 2016

Quiz Olimpíadas - Levantamento de Peso



Observando a relação entre as cores, os pesos menores e os pesos maiores, podemos dizer que os pesos maiores são múltiplos de: 

(A) 5. 
(B) 10. 
(C) 3. 
(D) 2.

Quiz Olimpíadas - Levantamento de Peso

Qual é o tamanho da área (tablado) onde é disputada uma prova de levantamento de peso?

(A) 25 metros quadrados. 
(B) 36 metros quadrados.
(C) 16 metros quadrados. 
(D) 64 metros quadrados.

Qual é a altura máxima do tablado onde é disputada uma prova de levantamento de peso?

(A) 150 mm. 
(B) 149 mm. 
(C) 148 mm. 
(D) 151 mm.



Qual é a diferença em gramas do peso da barra masculina em relação ao peso da barra feminina?

(A) 4.000 gramas. 
(B) 3.000 gramas. 
(C) 2.000 gramas. 
(D) 5.000 gramas.

Qual é a diferença em centímetros entre o comprimento da barra masculina e o comprimento da barra feminina? 

(A) 0,09 cm.
(B) 0,9 cm. 
(C) 0,19 cm. 
(D) 0,009 cm.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Pesquisando sobre outras olimpíadas

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/o-brasil-nos-jogos/sydney

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/o-brasil-nos-jogos/pequim


Qual a quantidade de países participantes? 

Qual é o número total de atletas participantes? 

Qual é o número de atletas brasileiros? 

Qual é o número de esportes em que o Brasil competiu?

Qual são os três primeiros países no quadro de medalhas? 

Qual a posição do Brasil no quadro de medalhas? 

Observação: estou pensando num projeto onde cada sala de aula virá a escolher uma cidade-sede. 

Informações sobre Cidades-sede dos Jogos Olímpicos









Cidades-sede dos Jogos Olímpicos


Em quais cidades foram realizadas os Jogos Olímpicos de Verão?
Na Era Moderna foram realizados jogos 15 vezes na Europa, 5 vezes na América do Norte ou Central, 2 vezes na Ásia e 2 na Oceania. Veja abaixo a lista de todas as cidades que sediaram os Jogos Olímpicos:

Todas as sedes dos Jogos Olímpicos de Verão
Ano - Cidade - País
1896 - Atenas - Grécia
1900 - Paris - França
1904 - Saint Louis - Estados Unidos
1906* - Atenas - Grécia
1908 - Londres - Reino Unido
1912 - Estocolmo - Suécia
1916 - Não realizada
1920 - Antuérpia - Bélgica
1924 - Paris - França
1928 - Amsterdã - Holanda
1932 - Los Angeles - Estados Unidos
1936 - Berlim - Alemanha
1940 - Não realizada
1944 - Não realizada
1948 - Londres - Reino Unido
1952 - Helsínque - Finlândia
1956 - Melbourne - Austrália
1960 - Roma - Itália
1964 - Tóquio - Japão
1968 - Cidade do México - México
1972 - Munique - Alemanha Ocidental
1976 - Montreal - Canadá
1980 - Moscou - União Soviética
1984 - Los Angeles - Estados Unidos
1988 - Seul - Coreia do Sul
1992 - Barcelona - Espanha
1996 - Atlanta - Estados Unidos
2000 - Sydney - Austrália
2004 - Atenas - Grécia
2008 - Pequim - China
2012 - Londres - Reino Unido
2016 - Rio de Janeiro - Brasil
2020 - Tóquio - Japão
2024 - a ser escolhida em 2017
2028 - a ser escolhida em 2021

Fonte: 
http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/sedes-dos-jogos-olimpicos.htm

Quiz Olimpíadas - Sugestões

Quantos sets deve jogar uma dupla de vôlei de praia para ganhar o jogo sem que haja disputa num tie-break?  

(A) 3. 
(B) 1. 
(C) 2. 
(D) 4. 

Se uma dupla estiver numa parcial empatada em 20 a 20 ou em 14 a 14 (no caso do tie-break), quantos pontos a dupla precisará abrir de vantagem para fechar a parcial? 

(A) 4. 
(B) 2. 
(C) 1. 
(D) 3.






































Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/volei-de-praia

Quiz Olimpíadas - Sugestões

Qual é a área de uma quadra de vôlei de área? 



(A) 132 metros quadrados. 
(B) 154 metros quadrados. 
(C) 128 metros quadrados. 
(D) 133 metros quadrados. 


Qual é a diferença entre a altura da rede para os jogos masculino e para os jogos femininos? 

(A) 0,20. 
(B) 0,19. 
(C) 0,21. 
(D) 0,23. 

Fonte da imagem: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/volei-de-praia

Divulgação - Instituto Vivereh

Participe do Encontro de Novos Voluntários no Instituto Vivereh.
Dia 06 de agosto de 2016 das 09h30-11h30.
Conheças as oportunidades de voluntariado e faça parte de nossa causa.
Convide amigos (as).
Não há limites para quem quer fazer o bem, seja um voluntário.
Inscrições no site www.vivereh.org.br ou telefone 3609-6981


Fundação Telefônica Vivo - Divulgação

Boletim Promenino
Ano 5 | Edição 177 | 29 de julho de 2016
Igualdade de gênero
“Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?” A pergunta da Organização das Nações Unidas ganhará respostas no “Concurso de Vídeos de 1 minuto: O Valente Não é Violento”. As inscrições seguem até setembro.
Notícias da Fundação Telefônica Vivo
Fundação Telefônica Vivo promove Inovação Educativa como alternativa para o futuro
Lançada em 27 de julho, a campanha “Futuro” da Fundação Telefônica Vivo afirma o posicionamento da marca em Inovação Educativa. Trata-se do entendimento de que todos os projetos passam pela inovação na aprendizagem, dentro e fora da escola. Saiba mais!
Vem aí o Circuito R.I.A!
“Colocar-se no lugar do outro.” Esta é uma das definições da palavra empatia, tema central da quarta edição do Circuito R.I.A, uma maratona de Reflexão, Interação e Ação desenvolvida pela Fundação Telefônica Vivo. Confira a página especial do "Esquenta R.I.A"
Oportunidades
Empresa de transporte recruta jovem aprendiz para atuar no Rio de Janeiro. Para concorrer, é necessário estar cursando o Ensino Médio (ou já ter concluído), ter idade entre 18 e 23 anos e disponibilidade para trabalhar das 9h às 15h.
O Instituto São Gonçalo contrata professora de educação infantil no bairro da Barra Funda, em São Paulo. É preciso ter formação completa em Pedagogia e residir próximo ao local de trabalho. Currículos são aceitos até o dia 10 de agosto.
Instituição de Longa Permanência busca técnico de enfermagem na região de Bonsucesso, em Guarulhos (SP). O candidato trabalhará com idosos, cuidando de sua alimentação e realizando outros tipos de auxilio. Salário: R$ 1,2 mil, em regime CLT.
Empresa possui vaga de jovem aprendiz em Belém (PA). O selecionado irá atuar na área bancária e realizará atividades ligadas à rotina administrativa. Para concorrer, é necessário ter entre 14 e 24 anos e Ensino Médio completo (ou em curso).

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Revista Educação - Cursos de Educação Inclusiva

http://www.revistaeducacao.com.br/cursos-de-educacao-inclusiva-e-educacao-especial-gratuitos-e-reconhecidos-pelo-mec/

http://www.institutoitard.com.br/

Replanejamento Segundo Semestre de 2016


neste segundo semestre de 2016. 








A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. (John Dewey)  

Oportunidade de Emprego

Sesc-SP contrata Auxiliar Administrativo
http://girasp.com.br/2016/07/auxiliar-adm-sesc/

Foto de Gira SP.

Preparação para o SARESP/2016

Relatório Pedagógico 2015 – SARESP

Exemplo 7.621

H25 – Efetuar cálculos que envolvam medidas de ângulos.

Dois ângulos são ditos suplementares quando a soma de suas medidas é 180o. São suplementares os ângulos

(A) 53o e 37o.
(B)  83o e 97o.
(C)  61o e 29o.
(D) 69o e 106o.

Percentuais de Acertos; 63,20 (B) 83o e 97o è se trata da soma de um ângulo um pouco maior que 80o e outro um pouco menor que 100o, logo a soma deve estar próxima de 180o, então, seria válido fazer a operação com tais números e ao realizar o cálculo chegaria no valor procurado e, portanto, tais ângulos são suplementares.  
  
Nível adequado: 250 A < 300

O expoente 21 compõe a descrição do ponto 275 da Escala de Proficiência de Matemática – SARESP.

·         * Observar que compõe a descrição do ponto 300 da Escala de Proficiência de Matemática – SARESP – Tema 3 – Grandezas e Medidas – Resolvem problema envolvendo o cálculo da medida de um ângulo suplementar de outro ângulo cuja medida é dada em graus e minutos.  


Matriz de Avaliação Processual – MAP

7o Ano – 2o Bimestre

Geometria/Medidas - Ângulos

Situações de Aprendizagem – Competência/Habilidade – Situação de Aprendizagem 5: A geometria dos ângulos – Habilidades:

1.      Reconhecer e estimar medidas angulares em contextos e formas de linguagem diversificadas.

SA5 – Saber operar com medidas de ângulos.


Matriz de Referência para a Avaliação – Documento Básico – SARESP

Ensino Fundamental e Médio


H25 – Efetuar cálculos que envolvam medidas de ângulos. – GII – Competências para realizar – Tema 3 – Grandezas e medidas/Proporcionalidade – Competência de Área 3 – Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou de sistemas convencionais, para o cálculo de perímetros, áreas, volumes e relações entre as diferentes unidades de medida.