sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Relações entre textos verbais e não verbais - Disciplinas

A diversidade de textos concorre para o reconhecimento de gêneros como expressões históricos e culturais diversificadas, que vão se modificando ao longo do tempo. É importante que os gêneros recebam o enfoque específico de cada disciplina e sejam trabalhados de modo interdisciplinar.    

Trabalho articulado de planejamento dos professores da 1ª série do Ensino Médio. Como os relatórios foram estudados no 2º bimestre, as ações foram planejadas para acontecer no 3º bimestre.


Desafio do FACEBOOK



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Sistematização do Raciocínio


5 + 2 + 5 = 12; 

12 + 3 + 6 = 21; 

21 + 4 + 7 =  ; 

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quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016 acontece entre 14 e 25 de novembro

No ano passado, exame indicou que 26,7% das crianças não tinham a aprendizagem considerada adequada em escrita e 57,5% estavam abaixo do esperado em Matemática



Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Avaliação Nacional de Educação (ANA) deste ano será aplicada entre os dias 14 e 25 de novembro. A prova é destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

A ANA é um instrumento de avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que prevê a alfabetização plena de todas as crianças até os 8 anos, e examina os conhecimentos dos estudantes em três áreas: leitura, escrita e Matemática. Em 2015, os dados do exame mostraram que 22,21% das crianças dessa etapa só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas. Em escrita, 26,67% desses alunos não tinham aprendizagem considerada adequada, enquanto em Matemática o número sobe para 57,5%.

Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas até 2024.

Quem participa da prova?

Todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano participam do exame. Não são avaliadas as classes multisseriadas e as de correção de fluxo, enquanto a participação das escolas indígenas é optativa, pela diferença na grade curricular. Os estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades educacionais especiais também poderão participar, desde que estejam registrados no Censo Escolar 2016.

A prova será realizada em colaboração com as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação e a aplicação do teste terá dois dias, sendo o primeiro dedicado a leitura e escrita e o segundo a Matemática. As escolas participantes serão contatadas para agendar a aplicação a partir do dia 1º de outubro. 

As diretrizes para as provas de 2016 da ANA ainda não foram divulgadas. Nos anos anteriores, o exame contou com 40 itens, sendo 37 de múltipla escolha e três dissertativas. As questões avaliam o desenvolvimento da habilidade de escrever palavras de forma convencional e de produzir textos de acordo com o gênero solicitado, com coerência e coesão, respeitando os aspectos ortográficos e gramaticais de acordo com o esperado para essa faixa etária. Já em Matemática, as questões perpassam o eixo numérico e algébrico (associar números a sua representação simbólica e conjuntos de objetos a sua representação numérica, compor e decompor números e resolver problemas do campo aditivo e multiplicativo); geometria (identificar figuras planas e espaciais); grandezas e medidas (identificar, comparar e relacionar comprimentos, tempo em diferentes sistemas de medidas, células e moedas); e tratamento da informação (identificar informações apresentadas em tabelas e gráficos).

As informações sobre a realização da ANA estão disponíveis no Diário Oficial.

Série "Diálogos" - Pensando num trabalho pedagógico na sala de aula

Interação: governo/sociedade 

Acessibilidade as informações 

Algumas observações e questionamentos: 

Quanto maior a transparência melhor será a Administração Pública?

O que está sendo feito com o dinheiro público? 

A ideia é despertar nos alunos uma mudança cultural, transformando a educação. 


 Osasco



São Paulo



Série "Diálogos" - Informações Importantes!

Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

LC 101/2000

LC 131/2009

Lei de Acesso a Informação (LAI) - 12527/2011

Série "Diálogos" - Portais da Transparência

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/

http://www.esporte.gov.br/

https://meumunicipio.org.br/eleicoes2016

http://comparabrasil.com/municipios/paginas/modulo2.aspx



quarta-feira, 28 de setembro de 2016

XII Seminário Internacional do LAHMIEI






Contribuições do Grupo de Matemática

Segue abaixo o link para acesso ao GEOPLANO Computacional - software  desenvolvido pela  Universidade Federal Santa Catarina. 

Para abrí-lo tem que ser  Internet Explorer.

É um excelente recurso para desenvolver conceitos sobre figuras geométricas, áreas e perímetros, etc  na Sala do Acessa com os alunos.



Tem também o GEOPLANO DE PAPEL :

Estudos sobre a aprendizagem de conceitos geométricos recomendam implicar os alunos em ações de natureza cognitiva, para o desenvolvimento sólido do pensamento ...

Curso: Foco Aprendizagem - Reflexões!

É possível fazer um trabalho em parceria com o currículo? 

Trata-se de um desafio!

Como mexer na cultura da escola? 

Qual é o currículo que está sendo construído dentro da escola? 

A importância na formação geral do uso da Plataforma Foco Aprendizagem. 

É preciso pensar na avaliação e ir além da mensuração das notas. 

E pensar como aprendizagem está acontecendo na escola!

A plataforma nos mostra pontos de atenção. 

Onde podemos intervir?

Quais as articulações necessárias que a escola faça com o apoio da Diretoria de Ensino? 

Atenção Coordenadores Pedagógicos!

Foram enviados nos e-mails pedagógicos: Banco de Questões do SARESP e AAP/2016.  

Data: 28/09/2016 

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Atividades de Matemática - Quinto Ano

https://drive.google.com/file/d/0ByKwnvKMtGIfa0tsVG43ZnZLSjA/view

Fonte: http://www.desafiosmate.com.br/2015/04/60-questoes-de-matematica-descritor-1.html

Banco de Questões SARESP

https://drive.google.com/file/d/0ByKwnvKMtGIfTU9rZmZiS19leW8/view?usp=sharing

Fonte: http://www.desafiosmate.com.br/2014/03/banco-de-questoes-de-descritores-de.html

Estava em visita a Unidade Escolar: "Graciliano Ramos"

e acabei tirando uma foto do muro da escola sendo pintado.  

Parabéns a todos!

A escola está cada vez mais aconchegante e receptiva. 



Muro finalizado

Somos sempre bem vindos!

E torcemos sempre pelos resultados da Escola. 

Porque o trabalho está sempre sendo realizado por todos. 


Obrigado Flaviano!

Professor Marcio estou enviando as atividades solicitadas para o seu e-mail.

Recomendações Pedagógicas - AAP/2016

intranet da Educação - Governo do Estado de São Paulo



Selecionar Coordenadoria: CGEB 

Selecionar: Biblioteca

Descer na barra de rolagem e observar o resultado. 

Para salvar por disciplina, basta clicar com o lado direito do mouse e clicar em obter um link. 

Clicar no link e copiar.  


Sesc-SP - Curso sobre musicalidades do atlântico negro e cultura africana

Inscrições abertas...
Sesc-SP oferece curso sobre musicalidades do atlântico negro e cultura africana 



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Todos Pela Educação - Página Oficial


 
#MPdoEnsinoMédio : no formato de perguntas e respostas, o#TodosPelaEducação se posiciona no texto a seguir sobre os principais pontos levantados após a divulgação da Medida Provisória nº 746, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 23 de setembro, e que altera a Lei nº 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a Lei nº 11.494 (Lei do Fundeb).

A Reforma deveria ter sido iniciada por Medida Provisória? 
Não, por dois motivos. O Projeto de Lei 6.84...


CONVITE OM2ATO E PINACOTECA

No próximo dia 1° de outubro (sábado), às 11h da manhã, haverá o lançamento da Edição Especial Artes Visuais da revista O Menelick 2° Ato, produzida em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e cujo conteúdo debruça-se sobre a exposição e seminário Territórios: Artistas Afro-descendentes no Acervo da Pinacoteca(2015/2016).
A atividade acontecerá no café da Estação Pinacoteca.
Sua presença muito nos honrará.

Abraços
EQUIPE REVISTA O MENΞLICK 2º ΛΤΟ 
CULTURA AFRO-BRASILEIRA DIASPÓRICA POPULAR E URBANA
11 9 9651 81 99 • www.omenelick2ato.com
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/531_convite-omenelick2.jpg

Novidades da INTRANET!


Construindo Atividades de Área no Papel Quadriculado





Fotos: Celular Pessoal

Vamos contar histórias!

Construindo Atividades de Área no Papel Quadriculado

Pensando em Atividades que possam subsidiar na recuperação contínua...

Quantos quadradinhos temos na figura 1? (parte hachurada)
...





Fotos: Celular Pessoal

600.000 consultas a este BLOG!

Muito Obrigado!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Série “Diálogos”

Controle de contas públicas: como ter acesso e entender os dados orçamentários do Poder Público

29 de Setembro de 2016 (Quinta–Feira) 

Das 10h30min às 12h

Fundação Dorina


Você já sofreu algum tipo de discriminação? Então deve saber que cada um tem um jeito de passar por essa situação difícil. Hoje você vai conhecer a Bia, uma jovem que sofreu discriminação por ter deficiência visual e enfrentou de perto a depressão. Clique no link abaixo e leia mais:



Bia nasceu com glaucoma e catarata e teve uma infância difícil, marcada por cirurgias e operações nos olhos. Ao longo de sua trajetória escolar, foi motivo de piada e sofreu bullying por ser uma pessoa com deficiência visual. Todo esse…

DOESEGURO.FUNDACAODORINA.ORG.BR